A televisão provoca a escrita
Em torno da televisão produz-se muita escrita - partimos do livro para o ecrã
Ou seja, é importante que o professor leve para a sala de aula publicações sobre a televisão, para os jovens aprenderem a ler a imprensa sobre a televisão, e para aprenderem a seleccionar o que ver na televisão.
A televisão propõe a entrada na escrita
Partimos do ecrã para o livro.
Exemplo: Ver o filme do asterix na Tv é uma boa oportunidade para ler o livro.
A televisão parte da escrita
Muitos dos episódios infantojuvenis partem das narrativas escritas. Como é o exemplo de Uma Aventura.
A televisão apresenta narrativas muito semelhantes às narrativas escritas
No visionamento da televisão as crianças e jovens confrontam-se com vários géneros narrativos: aventura, ficção científica, histórias de amor, entre outros.
A televisão inclui vários escritos
A presença da escrita na televisão é constante, e surge de forma muito diversificada: documentários, legendagem, telejornais, entre outros.
A televisão transporta uma língua próxima da escrita
A linguagem verbal tem uma destaque muito importante nas emissões televisivas, existindo uma variação muito vasta dos registos de língua.
Todavia, o oral da televisão não é expontâneo. Parte de escritos pensados e em alguns casos com uma grande qualidade a nível linguístico.
Para percebermos melhor estas várias relações da televisao com a escrita procedemos à análise de um episódio de desenhos animados que tenham este tipo de relação.
Escolhemos assim um episódio da Rua Sésamo intitulado "Canção dos Opostos"
Tal como o nome do video indica, através dele é possível abordar as questões dos antónimos. Escolhemos a Rua Sésamo por ter sido uma série, de grande qualidade linguistica, que marcou várias gerações, devido ao facto de promover aprendizagens em diversar áreas educaticas.
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