O termo literacia é relativamente recente na nossa língua, tendo surgido da necessidade de denominar um conceito decorrente de uma nova forma de encarar e valorizar a vertente funcional e utilitária da linguagem escrita.
enquanto a alfabetização se refere ao acto de ensinar e aprender, a literacia refere-se À capacidade de usar as competências (ensinadas e aprendidas) de leitura, escrita e cálculo.
Como nem toda a gente usa a leitura e a escrita com a mesma facilidade, nem com os mesmos objectivos, as autoras McLane e McNamee (1990) mobilizam o conceito de "múltiplas literacias". Esta diversidade decorre das características variadas de mobilização e utilização da literacia nos diferentes contextos sociais e culturais.
Literacia é mais que ler ou escrever, pois deve ser considerada como a capacidade de dar sentido e utilidade à leitura e escrita.
Elaborámos na unidade curricular LPTIC, uma recensão crítica de diversos textos, nomeadamente:
-PAZ, João (2008) - Educação e Novas Tecnologias
-BOTELHO, Fernanda (2005) - Globalização e cidadania: reflexões soltas
-BOTELHO, Fernanda (2006) Textos e literacias
-WONG, Bárbara (2006) Será k a lguagem ds testes tá a mudar? In Boletim em dia com as línguas
-FIGUEIREDO, António (2000) - Novos media, nova aprendizagem
Para aceder à recensão crítica, clique aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário