domingo, 10 de janeiro de 2010

Influencia dos media no desenvolvimento da linguagem e a importância de educar para os media no pré-escolar


A televisão é um meio através do qual a criança está em contacto com situações comunicativas muito diversificadas, o que leva ao enriquecimento da linguagem.
É importante acompanhar as crianças no processo de visionamento televisivo, ou seja, educar para os media é fundamental. Pois proporciona formas expontâneas de desenvolvimento da linguagem a partir da compreensão do que ouve, vê e fala, implicando a construção de actividade comunicativas.





"Não vale a pena desligá-la. Vale a pena activar a nossa liberdade crítica." (Botelho, 2003)

A frase da autoria de Fernanda Botelho “Não vale a pena desligá-la. Vale a pena activar a nossa liberdade crítica” é bastante elucidativa e remonta ao nosso espírito crítico. Pois existem muitas pessoas que fazem juízos errados da televisão e apenas lhe apontam os seus aspectos negativos, isso mostra a sua incapacidade dessas pessoas em compreenderem este meio e o quão importante é no desenvolvimento das crianças.

Pensemos em diversos meios socioculturais, e como seria possível uma criança de famílias mais desfavorecidas (que regra geral possuem uma linguagem muito menos rica que de meios socioculturais mais elevados) ter contacto com os tipos de discurso tão variados que a televisão transmite.

Claro que na televisão nem tudo são coisas boas, existem programas de fraca qualidade mas aí é que entra a liberdade crítica que a autora refere na sua citação. O ser humano rico linguisticamente tem que ter a capacidade de distinguir os programas de boa e de fraca qualidade. É aqui que entra a importância da educação para os media, uma vez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes na vida das crianças, e o facto de estes meios terem um forte poder de representação da realidade, em particular a televisão. E como tal temos que ensinar as crianças que nem tudo o que aparece na televisão é a realidade para que saibam distanciar a realidade da ficção. Por isso é muito importante a discussão social dos programas de televisão como um factor de construção do espírito crítico. O acompanhamento das crianças no visionamento da televisão constituiu um factor muito importante para o seu desenvolvimento crítico, uma vez que acompanhada de um adulto pode receber feedback daquilo que está a interiorizar.

0 comentários:

Enviar um comentário