Domínio oral: A Compreensão e a Expressão Orais
O Homem recebe, transforma e transmite informação, através da linguagem.
A compreensão e a produção do oral são duas componentes implicadas no processamento da informação verbal.
É importante trabalhar a compreensão do oral pois esta componente resume-se à recepção e decifração da cadeia de sons e respectiva interpretação. Assim como, é fundamental trabalhar a produção oral uma vez que esta componente consiste na estruturação da mensagem, formatada de acordo com as regras de um determinado sistema.
Apresentamos três actividades que vão da compreensão do oral á expressão do oral, que têm como objectivo levar as crianças a ouvir e a perceber o que se diz e levar as crianças a produzir oralmente. Duas das actividades remontam para a compreensão do oral em pré-escolar e 1º ciclo. E a terceira actividade será uma proposta para a expressão do oral e destina-se a alunos do 1º ciclo.
Actividades de compreensão do oral em pré-escolar e 1º ciclo:
Actividade de expressão do oral e destina-se a alunos do 1º ciclo:
Domínio Escrito: A compreensão e a Expressão Escritas
"A capacidade de produzir textos escritos constitui hoje uma exigência generalizada da vida em sociedade. Longe de ter caminhado no sentido de pedir apenas a alguns a tarefa de produção textual, a sociedade contemporânea reforça cada vez mais a necessidade de os seus membros demonstrarem capacidade de escrita, segundo um leque alargado de géneros.
A escola deve tornar os alunos capazes de criar documento que lhe dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na nossa sociedade."
in “O Ensino da escrita: A Dimensão Textual” de Luís Filipe Barbeiro e Luísa Alvares Pereira
A escrita é um processo complexo e é o ultimo a ser adquirido pela criança. No entanto, a maior parte das crianças ainda não sabe ler, mas já sabe que existe uma relação entre a expressão escrita e a expressão oral.
É importante salientar que, as crianças ao serem estimuladas relativamente à expressão oral e à expressão fonológica, acabam por ficar mais aptas para iniciarem a expressão escrita. O contacto com o texto escrito bem como o reconhecimento de diferentes letras e a identificação, possibilita uma apropriação do código escrito. O livro constitui um instrumento indispensável para promover o contacto com a escrita. Este pode também ser potenciador de aquisição de hábitos de leitura.
Devemos ainda referir que cada criança apresenta o seu nível de desenvolvimento e que cabe ao professor ou ao educador acompanhar as necessidades de cada uma.
Para escrever é essencial dominar as características gráficas do sistema, são elas as intrínsecas e as extrínsecas. São estas características que conferem legibilidade a um texto escrito.
Para desenvolver estas características propomos duas actividades, uma de gestão do espaço de suporte da escrita e outra de conhecimento dos sinais de pontuação. A primeira para crianças do pré-escolar e a segunda destinada a alunos do 1.º ciclo.
Para o domínio escrito,também realizámos dois resumos de dois textos cedidos pela professora:
A formação para o ensino da leitura de Inês Sim-Sim
"Descobrir o princípio alfabético" de Ana Cristina Silva
Erros Ortográficos – Análise e Tipologias
"A análise das incorrecções ortográficas permite tomar consciência do tipo de dificuldades encontradas pelos alunos e delinear estratégias com vista à sua superação."
in "O Ensino da Escrita: Dimensões gráfica e ortográfica" de Adriana Baptista, Fernanda Leopoldina Viana e Luís Barbeiro
O erro deve ser sempre encarado numa perspectiva de construção, o professor deve estar atento às dificuldades e erros dos seus alunos e ajudá-los a compreender onde e porque é que errou.
Apresentamos de seguida, através da análise de textos escritos por crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico, algumas das tipologias de erros que existem.
O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
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