terça-feira, 15 de junho de 2010

Falando um pouco mais da Consciência Fonológica...

Aprender a ler e a escrever não é um processo natural como o de aquisição da linguagem, ou seja, aprender a falar. É necessário promover a reflexão sobre oralidade, saber que a língua é constituída pelos sons da fala. Existe uma grande dificuldade em fazer corresponder um som da fala a um grafema.

A aprendizagem do código alfabético apela à competência cognitiva que a maioria das crianças não possui à entrada na escola, a capacidade de identificar e de isolar conscientemente os sons da fala. Aprender um código alfabético envolve obrigatoriamente a transferência de unidades do oral para a escrita, logo a escola deve promover o desenvolvimento da consciência fonológica. Através de treino, capacidade de identificar e manipular as unidades do oral.

O sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está correlacionado com os desempenhos do sujeito na oralidade.

Essencial promover o desenvolvimento de competências no domínio da oralidade em contexto escolar, pois quanto mais consciência fonológica as crianças tiverem mais facilmente aprendem a ler de forma consciencializada.

Para isso, apresentamos as três actividades abaixo descritas, actividades essas que foram elaboradas tendo em vista o desenvolvimento da consciência fonológica.

Duas das actividades destinam-se alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e uma e uma outra a crianças do pré-escolar. As actividades passam pela segmentação silábica, pelo estabelecimento de relações de semelhança e diferença entre sons, identificação de rimas, distinção entre palavras curtas, longas, com base no número de sílabas e ainda na distinção entre a forma e o significado da palavra.

Como base de apoio para a realização das actividades tivemos a brochura de Mª João Freitas – O conhecimento da Língua: desenvolver a consciência fonológica.

Realizámos mais 3 actividades para a consciência Fonológica

Actividade 1

Actividade 2

Actividade 3

0 comentários:

Enviar um comentário