Normalmente, antes de entrar no primeiro ciclo, a criança já tem um pequeno conhecimento sobre a linguagem escrita, dependendo da influência e a estimulação proporcionada pelo meio.
Assim, quando uma criança entra contacto com informações que têm a ver com a leitura e com a escrita, por exemplo verem os pais a ler, a criança começa a interiorizar a importância da linguagem escrita.
Antes de entrarem na escola e se confrontarem com o ensino da linguagem escrita, as crianças começam a perceber o relacionamento entre muitos suportes de escrita. Ao entrar na escola, a criança aumenta o seu desenvolvimento linguístico, pois está exposta a mais contextos, que aumentam o discurso escrito e oral e ampliam a criatividade e o seu sentido crítico.
Desta forma, a escola tem um papel essencial, deve estimular a criança a utilizar a língua da melhor forma, por exemplo quando esta ouve ou fala, escreve e lê.
Neste sentido, é importante que a criança perceba que o que se diz também se pode escrever.
A oralidade e a escrita desenvolvem-se na escola, pois a criança pode expressar-se e pode argumentar em diversos contextos. Deste modo, deve ensinar-se às crianças a necessidade de se usar uma linguagem simples e clara.
Quando ainda são criança pequenas, estas apreciam que os familiares lhes contem histórias. Estas acções têm influência na qualidade do discurso e na qualidade da leitura
Desta forma, as sessões de leitura em voz alta promovem uma ocasião para a interacção dos adultos com a criança.
Deste modo, os adultos contribuem para o desenvolvimento da linguagem quando parafraseiam o que a criança diz, falam acerca dos interesses da criança, permanecem em silêncio o tempo suficiente, para dar à criança uma oportunidade para responder, colocam questões específicas, colocam questões abertas e desafiantes (em vez de questões cuja resposta seja um simples sim ou não), acrescentam informação às respostas da criança, corrigem as respostas erradas, apresentam alternativas possíveis, encorajam a criança a contar histórias e dão elogios.
Estas atitudes trazem benefícios, pois aumentam o vocabulário e as competências de linguagem expressiva e de pré-literacia.
Quanto às Concepções das crianças acerca dos aspectos da linguagem escrita
As crianças pensam que a linguagem escrita é uma maneira de se inserirem na sociedade, pois a nossa sociedade está cada vez mais centrada na escrita.
No entanto, algumas crianças pensam que aprender a ler e a escrever é simplesmente um modo de diversão e de comunicação e de se integrarem no “mundo dos adultos”.
Existem outras que pensam que aprender a ler e a escrever, serve simplesmente para se integrarem na instituição escolar e convirem às expectativas tanto dos pais e professores.
As crianças nem sempre percebem que a linguagem escrita representa a linguagem oral. Contudo, quando entendem esse aspecto, só algum tempo mais tarde é que percebem que as palavras da oralidade estão representadas no alfabeto da escrita.
Assim, existem três fases de aprendizagem da Linguagem Escrita: a fase cognitiva, a fase de domínio e a fase de automatização.
A Fase Cognitiva caracteriza-se pela execução de uma representação sobre o propósito de uma tarefa e pela estruturação de uma ideia global sobre a sua essência e sobre as condições necessárias para a conseguir efectuar.
A Fase de Domínio descreve o treino e o aperfeiçoamento que a criança deve fazer para melhorar a realização de uma tarefa, neste caso a tarefa escrita.
A Fase de Automatização é quando as crianças já têm autonomia e conseguem realizar
uma tarefa inconscientemente, pois já adquiriu a aprendizagem de uma certa tarefa.
As crianças adoptam vários métodos de leitura. Alguns desses métodos são a observação e comentário das imagens dos livros, através das imagens de um livro, constrói uma história, fingem que estão a ler uma história, mas na realidade estão a inventar uma, entre outros métodos.
Relativamente às formas de escrita que as crianças adoptam são a utilização de desenhos, fingindo que está a escrever, usa símbolos parecidos com as letras; tentam copiar palavras, entre outros.
O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Há 14 anos
0 comentários:
Enviar um comentário