segunda-feira, 14 de junho de 2010

Módulo A - A Didáctica da Língua: Alguns Conceitos Básicos

Depois de concluirmos o primeiro dos três módulos da U.C, realizámos um resumo dos conteúdos abordados.


Aqui encontra-se o resumo dos conceitos básicos do primeiro módulo.







Realizámos também no âmbito do módulo A, mais precisamente do tema sobre a Competência Comunicativa uma pequena síntese do texto de Maria João Ferraz.

"Que competências deve a escola desenvolver e fazer adquirir?" - Síntese



A partir do tema sobre a linguagem e a aprendizagem elaboramos uma resposta à questão da proficiência da Língua Portuguesa com base no texto "A Formação em língua Portuguesa na dupla perspectiva do formando como utilizador e como futuro docente da Língua Materna", de Inês Duarte

Segundo Inês Duarte, o que significa "Ser um utilizador proficiente da Língua Portuguesa com vista ao seu desempenho como profissional competente nesta área?"

Um professor competente na área da Língua Portuguesa tem que dominar um conjunto de características fundamentais para desenvolver um bom trabalho. Assim, este deve ter conhecimentos sobre a Língua Portuguesa e ser capaz de se expressar oralmente em diversos contextos, deve saber ouvir de forma a recolher informação que lhe permita construir o seu próprio sentido crítico. Além disso, deve também saber escrever de forma clara e correcta.

É de referir ainda que o modo de utilização da linguagem por parte do Educador e do Professor, é basilar, uma vez que é uma pertença biológica, transmitida de geração em geração.

As crianças são expostas a estímulos verbais, que promovem o desenvolvimento linguístico.

Desta forma, o Educador e o Professor, deverão estimular a criança no que se refere às aprendizagens linguísticas.

0 comentários:

Enviar um comentário