Desde o aparecimento da primeira palavra até à formulação de frases complexas, a criança percorre um caminho que cronologicamente corresponde à infância. Este é um percurso caracterizado por diferentes períodos de desenvolvimento.
As crianças usam estratégias para adquirir Linguagem:
- Desenvolvimento fonológico
- Desenvolvimento lexico-semântico
- Desenvolvimento morfo-sintáctico
O trabalho de enriquecimento e de eliminação torna-se muito interessante, consistindo numa reorganização do material linguístico sob o ponto de vista fonético, morfológico, lexical e semântico
Desenvolvimento Fonológico:
O tratamento de informação também passa por várias etapas:
- Recepção da mensagem
- Recebe os sons da fala produzidos por outrem
- Retém a representação sonora, por segundos, na memória de curto prazo
- Procura e localiza o significado da sequência de sons (palavras) na memória de longo prazo
- Organiza a representação sonora em frases ou constituintes de frases
- Compreensão da mensagem
- Combina as frases e obtém o significado do enunciado produzido
- Esquece as cadeias de sons, as palavras e as frases, guardando somente o essencial da mensagem
Desenvolvimento Lexical e Semântico:
Aquisição de uma palavra é apenas o primeiro passo para uma longa série de tentativas e explorações lexico-semânticas.
->Papel da escola e do jardim de infância é fundamental para o enriquecimento linguístico.
Na aquisição de significado existem variais que influenciam:
- Frequência de uso
- Conhecimento do mundo
- Desenvolvimento cognitivo prévio
- Factores contextuais e comunicativos
- Uso metafórico das palavras
Desenvolvimento Morfológico e Sintáctico:
Durante este processo a criança extrai as regras que existem no seu sistema linguístico e generaliza a flexão nominal e verbal. Existindo uma boas e más faltas:
- Resultam da generalização excessiva das regras e da extensão abusiva das regras.
- Resultam da combinação ao acaso ou de nenhuma tentativa de combinação
Reformulámos algumas fichas de leitura elaboradas no âmbito da U.C. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, cujo tema é sobre a Consciência Linguística:
0 comentários:
Enviar um comentário