terça-feira, 15 de junho de 2010

Consciência Linguística

Antes de falar a criança compreende a palavra que lhe é dirigida e aquela que é dita à sua volta e mais ainda se se trata de si própria.

Desde o aparecimento da primeira palavra até à formulação de frases complexas, a criança percorre um caminho que cronologicamente corresponde à infância. Este é um percurso caracterizado por diferentes períodos de desenvolvimento.

As crianças usam estratégias para adquirir Linguagem:
  • Desenvolvimento fonológico
  • Desenvolvimento lexico-semântico
  • Desenvolvimento morfo-sintáctico


O trabalho de enriquecimento e de eliminação torna-se muito interessante, consistindo numa reorganização do material linguístico sob o ponto de vista fonético, morfológico, lexical e semântico

Desenvolvimento Fonológico:

O tratamento de informação também passa por várias etapas:
  • Recepção da mensagem
  • Recebe os sons da fala produzidos por outrem
  • Retém a representação sonora, por segundos, na memória de curto prazo
  • Procura e localiza o significado da sequência de sons (palavras) na memória de longo prazo
  • Organiza a representação sonora em frases ou constituintes de frases
  • Compreensão da mensagem
  • Combina as frases e obtém o significado do enunciado produzido
  • Esquece as cadeias de sons, as palavras e as frases, guardando somente o essencial da mensagem

Desenvolvimento Lexical e Semântico:

Aquisição de uma palavra é apenas o primeiro passo para uma longa série de tentativas e explorações lexico-semânticas.
->Papel da escola e do jardim de infância é fundamental para o enriquecimento linguístico.

Na aquisição de significado existem variais que influenciam:
  • Frequência de uso
  • Conhecimento do mundo
  • Desenvolvimento cognitivo prévio
  • Factores contextuais e comunicativos
  • Uso metafórico das palavras

Desenvolvimento Morfológico e Sintáctico:

Durante este processo a criança extrai as regras que existem no seu sistema linguístico e generaliza a flexão nominal e verbal. Existindo uma boas e más faltas:

  • Resultam da generalização excessiva das regras e da extensão abusiva das regras.
  • Resultam da combinação ao acaso ou de nenhuma tentativa de combinação


Reformulámos algumas fichas de leitura elaboradas no âmbito da U.C. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, cujo tema é sobre a Consciência Linguística:

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