domingo, 17 de janeiro de 2010
Estas reflexões apresentam um balanço que exprime os nossos sentimentos, expectativas e dificuldades, entre outros factores inerentes à UC.
Para aceder às reflexões clique no nome das discentes:
Andreia Sousa
Daniela Dias
Inês Frade
domingo, 10 de janeiro de 2010
As TIC na Escola

Na nossa perspectiva, estas tecnologias constituem tanto um meio fundamental de acesso à informação (Internet, bases de dados) como um instrumento de transformação da informação e de produção de nova informação (seja ela expressa através de texto, imagem, som, dados, modelos matemáticos ou documentos multimédia e hipermédia). Mas as TIC constituem ainda um meio de comunicação a distância e uma ferramenta para o trabalho colaborativo (permitindo o envio de mensagens, documentos, vídeos e software entre quaisquer dois pontos do globo). Em vez de dispensarem a interacção social entre os seres humanos, estas tecnologias possibilitam o desenvolvimento de novas formas de interacção, potenciando desse modo a construção de novas identidades pessoais.
As TIC constituem, assim, uma linguagem de comunicação e um instrumento de trabalho essencial do mundo de hoje que é necessário conhecer e dominar. Mas representam também um suporte do desenvolvimento humano em numerosas dimensões, nomeadamente de ordem pessoal, social, cultural, lúdica, cívica e profissional. São também, convém sublinhá-lo, tecnologias versáteis e poderosas, que se prestam aos mais variados fins e que, por isso mesmo, requerem uma atitude crítica por parte dos seus utilizadores.Na escola, as TIC são um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem.
Estas podem apoiar a aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de capacidades específicas, tanto através de software educacional como de ferramentas de uso corrente. Permitem a criação de espaços de interacção e partilha, pelas possibilidades que fornecem de comunicação e troca de documentos Representam, além disso, uma ferramenta de trabalho do professor e do educador de infância e um elemento integrante da sua cultura profissional, pelas possibilidades alternativas que fornecem de expressão criativa, de realização de projectos e de reflexão crítica.
Para que tudo isso aconteça há, naturalmente, que garantir um amplo acesso às TIC tanto na escola como na sociedade em geral e estimular o protagonismo dos professores e dos educadores enquanto actores educativos fundamentais.
O CONTO: Realização de um filme recorrendo às TIC " Afonso vai dormir fora" e actividades sobre o conto "O Romance da Raposa"
A nossa história tem como título "Afonso vai dormir fora" e pode ser visualizada neste blog.
Para aceder às actividades sobre "O Romace da Raposa", clique aqui
Literacias e Cidadania
-PAZ, João (2008) - Educação e Novas Tecnologias
-BOTELHO, Fernanda (2005) - Globalização e cidadania: reflexões soltas
-BOTELHO, Fernanda (2006) Textos e literacias
-WONG, Bárbara (2006) Será k a lguagem ds testes tá a mudar? In Boletim em dia com as línguas
-FIGUEIREDO, António (2000) - Novos media, nova aprendizagem
Para aceder à recensão crítica, clique aqui.
Educação para a televisão e aprendizagem do Português
De forma a consolidarmos os nossos conhecimentos relativamente ao tema da televisão interligado com a educação e com as aprendizagens à cerca da língua portuguesa, foi-nos proposto pela professora Helena Camacho a realização de uma síntese a partir da Tese de doutoramento "Educação para a Televisão e Aprendizagem do Português – Um Estudo Prospectivo", da autoria de Fernanda Botelho, realizámos as síntese de alguns dos seus textos.
Para visualizar a síntese, clique aqui
As TIC e a linguagem escrita

A televisão provoca a escrita
Em torno da televisão produz-se muita escrita - partimos do livro para o ecrã
Ou seja, é importante que o professor leve para a sala de aula publicações sobre a televisão, para os jovens aprenderem a ler a imprensa sobre a televisão, e para aprenderem a seleccionar o que ver na televisão.
A televisão propõe a entrada na escrita
Partimos do ecrã para o livro.
Exemplo: Ver o filme do asterix na Tv é uma boa oportunidade para ler o livro.
A televisão parte da escrita
Muitos dos episódios infantojuvenis partem das narrativas escritas. Como é o exemplo de Uma Aventura.
A televisão apresenta narrativas muito semelhantes às narrativas escritas
No visionamento da televisão as crianças e jovens confrontam-se com vários géneros narrativos: aventura, ficção científica, histórias de amor, entre outros.
A televisão inclui vários escritos
A presença da escrita na televisão é constante, e surge de forma muito diversificada: documentários, legendagem, telejornais, entre outros.
A televisão transporta uma língua próxima da escrita
A linguagem verbal tem uma destaque muito importante nas emissões televisivas, existindo uma variação muito vasta dos registos de língua.
Todavia, o oral da televisão não é expontâneo. Parte de escritos pensados e em alguns casos com uma grande qualidade a nível linguístico.
Para percebermos melhor estas várias relações da televisao com a escrita procedemos à análise de um episódio de desenhos animados que tenham este tipo de relação.
Escolhemos assim um episódio da Rua Sésamo intitulado "Canção dos Opostos"
Tal como o nome do video indica, através dele é possível abordar as questões dos antónimos. Escolhemos a Rua Sésamo por ter sido uma série, de grande qualidade linguistica, que marcou várias gerações, devido ao facto de promover aprendizagens em diversar áreas educaticas.
Influencia dos media no desenvolvimento da linguagem e a importância de educar para os media no pré-escolar

A televisão é um meio através do qual a criança está em contacto com situações comunicativas muito diversificadas, o que leva ao enriquecimento da linguagem.
"Não vale a pena desligá-la. Vale a pena activar a nossa liberdade crítica." (Botelho, 2003)
A frase da autoria de Fernanda Botelho “Não vale a pena desligá-la. Vale a pena activar a nossa liberdade crítica” é bastante elucidativa e remonta ao nosso espírito crítico. Pois existem muitas pessoas que fazem juízos errados da televisão e apenas lhe apontam os seus aspectos negativos, isso mostra a sua incapacidade dessas pessoas em compreenderem este meio e o quão importante é no desenvolvimento das crianças.
Pensemos em diversos meios socioculturais, e como seria possível uma criança de famílias mais desfavorecidas (que regra geral possuem uma linguagem muito menos rica que de meios socioculturais mais elevados) ter contacto com os tipos de discurso tão variados que a televisão transmite.
Claro que na televisão nem tudo são coisas boas, existem programas de fraca qualidade mas aí é que entra a liberdade crítica que a autora refere na sua citação. O ser humano rico linguisticamente tem que ter a capacidade de distinguir os programas de boa e de fraca qualidade. É aqui que entra a importância da educação para os media, uma vez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes na vida das crianças, e o facto de estes meios terem um forte poder de representação da realidade, em particular a televisão. E como tal temos que ensinar as crianças que nem tudo o que aparece na televisão é a realidade para que saibam distanciar a realidade da ficção. Por isso é muito importante a discussão social dos programas de televisão como um factor de construção do espírito crítico. O acompanhamento das crianças no visionamento da televisão constituiu um factor muito importante para o seu desenvolvimento crítico, uma vez que acompanhada de um adulto pode receber feedback daquilo que está a interiorizar.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Jogos no JClic - "Os Animais da Quinta"
Os jogos que se encontram patentes nesta bateria são de diferentes tipos. Um dos jogos é de associação simples. este jogo tem dois conjunto de paineis para serem associados entre si. o objectivo é associar o animal à matéria prima que o mesmo fornece. É uma ssociação com imagens. Outro dos jogos é uma sopa de letras. O objectivo desta actividade é encontrar os animais que se encotram no meio da sopa de letras de forma a que as crianças reconheçam as palavras. Também se encontra disponível nesta conjunto de jogos um jogo de memória. Este é um exercicío simples que estimula o raciocínio e a capacidade de concentração das crianças. Existe ainda uma assiação complexa em que a criança tem que reconhecer as palavras, que neste caso são nomes de animais e o objectivo é faze-las corresponder à imagem correcta. Cada imagem contém o som do animal correspondente. Por fim, pode encontrar-se um exercício de resposta escrita em que se pretende que a criança reconheça o nome da cria de cada animal presente no jogo.
Para jogar no Jclic, clique aqui
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Quem somos?
- Diversos Saberes
- Somos a Andreia Sousa, Daniela Dias e a Inês Frade,três alunas da Escola Superior de Educação de Setúbal do Curso de Licenciatura em Educação Básica. Estamos neste momento a frequentar o 3º ano. Neste blog iremos partilhar os trabalhos realizados no âmbito das unidades curriculares de Língua Portuguesa e TIC e de Introdução à Didáctica do Português.
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